
É uma representação gráfica para distribuição de dados numéricos, ou seja, um modelo estatístico para a organização dos dados, exibindo a frequência de uma determinada amostra.
Representa como o processo está em relação a limites e distribuição, e dispersão de seus dados.
Cada nova amostra (quantidade) coletada é somada à sua determinada “Classe”, que nada mais é do que a sua faixa de valores na escala.
Ela irá compor uma barra que representa a quantidade de amostras coletadas do sistema que também pertencem à mesma classe.
Os dados de amostra devem ser selecionados aleatoriamente. Se os dados não foram coletados aleatoriamente, os resultados podem não representar a realidade.
Um histograma funciona melhor quando o tamanho de amostra for de pelo menos 20. Entretanto, um tamanho de amostra que é considerado maior do que 20 pode representar melhor a distribuição.
O que medir?
Grandezas físicas: Peso, Comprimento, Temperatura, Pressão, Tempo, Volume, etc.
Ocorrências em geral: Número de ligações por dia, Número de reclamações, Número de falhas, Nível de Satisfação, etc.
As barras correspondem aos resultados das medidas, agrupados nas classes.
Por exemplo, no peso de embalagem quantos estão com 1Kg, 1Kg,1Kg, 1,2Kg, 0,9Kg, e assim por diante, ou no tempo de espera na linha no atendimento em um Call Center, 6min, 5, 4, 1 , etc.
Utilize a planilha do Histograma, no link abaixo, com maiores informações, instruções, captação dos dados, cálculos automáticos, gráficos e controle, pronta para uso e desenvolvimento desta ferramenta.
