
O Control Chart, ou Gráfico de Controle, é um de gráfico de linhas utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), também as linhas superior e inferior que foram determinadas pela empresa como meta, além de uma linha de média e também os resultados fora dos limites estatísticos.
Determina se um processo é ou não estável ou se tem desempenho previsível, se está sujeito a uma variação de causa especial que cria uma condição fora de controle ou se atende ou não o que é esperado pela empresa.
Se está fora de controle ou não atende as metas, então, o processo deve ser ajustado/melhorado.
Para determinar se existem causas de variação em um processo utilizando a carta de controle, é muito importante observar sete “sinais” ou regras básicas que demonstram variabilidade neste processo. A probabilidade de alguns destes sete eventos ocorrerem aleatoriamente é muito pequena.
As sete regras são:
1.Um ou mais pontos fora dos limites de controle.
2.Sete ou mais pontos consecutivos acima ou abaixo da linha central.
3.Seis pontos consecutivos em linha ascendente ou descendente continuamente.
4.Quatorze pontos consecutivos alternando acima e abaixo.
5.Três pontos consecutivos sendo 2 deles do mesmo lado em relação a linha central e fora de 2/3 em relação à linha central.
6.Quinze ou mais pontos consecutivos contidos em um intervalo de 1/3 em relação à média.
7.Oito pontos em ambos os lados da região central com nenhum deles dentro do limite de 1/3 em relação à linha central.
Categoria: Planilhas Tags: Control Chart, Gráfico de Controle, Melhoria de Processos, Processos
Utilize a planilha do Control Chart, no link abaixo, com maiores informações, instruções, captação dos dados, cálculos automáticos e controle, pronta para uso e desenvolvimento desta ferramenta.
