Skip to the content

GCGN

Consultoria de Processos e Projetos

  • Página inicial
  • Sobre
  • Catálogo
    • Loja
      • Carrinho
      • Minha conta
  • Blog
  • Contato

Brainstorming

Planilhas
    • By glaucogfs@yahoo.com.br
    • Nenhum comentário em Brainstorming
    • 14 de maio de 2025

Brainstorming

Às vezes a resposta de um problema pode vir das origens mais inusitadas. É importante ouvir e estudar os mais diversos lados de um problema, sendo necessárias assim as mais variadas respostas.

O Brainstorming é uma técnica criada para justamente dar espaço a essas ideias, proporcionando um ambiente propício para qualquer tipo de ideia, para a solução dos mais variados problemas.

Criada em 1948 pelo publicitário Alex Osborn, o Brainstorming é uma técnica usada para estimular a criação de idéias inovadoras, explorar as habilidades, potencialidades e criatividade para se ter soluções eficientes para diversos tipos de problemas. Durante o Brainstorming, o assunto será explorado à exaustão.  Toda ideia é bem vinda.

Deve-se reunir o maior número possível de ideias, e cabe ao gestor e aos participantes escolher as que fazem mais sentido para o problema estudado.   

Para que o Brainstorming seja realizado de forma efetiva devemos seguir algumas regras pré-estabelecidas, onde em geral se foca no respeito e na completa liberdade de expressão, permitindo o surgimento das mais diversas soluções e criando um bom ambiente para os participantes, que devem se sentir respeitados e incluídos como parte da empresa. 

Objetivos do Brainstorming

Como já mencionado o Brainstorming serve para estimular o pensamento criativo.  

Uma reunião de Brainstorming deve ser produtiva, onde se deve, pelo menos, terminar com uma ideia encaminhada ou com alguma palavra chave que possa solucionar, aperfeiçoar ou desenvolver um problema, produto, serviço ou uma área dentro da empresa.

O Brainstorming pode ser utilizado nas mais diversas áreas ou problemas que necessitam de uma solução mais aberta, como por exemplo: Elevar a produtividade da empresa; que estratégias de marketing adotar; lidar com queda nas vendas; lançamento de novos produtos no mercado; ampliação da integração dos setores; entre outros.

Como fazer um Brainstorming

O Brainstorming, assim como qualquer outra ferramenta de gestão, foi evoluindo ao longo dos anos. Hoje em dia algumas etapas foram indicadas para que se realize de forma adequada à reunião, de forma a ser convidativa e produtiva para todos os presentes.

Essas etapas são:

Definir o problema a ser resolvido: Apesar da liberdade, é importante que todos os participantes saibam muito bem por que estão ali. Devem-se preparar os participantes para que não ocorra perda de tempo desnecessária, sendo o tempo um fator muito importante para empresa em geral.

Selecionar um grupo heterogêneo: Quanto mais cabeças diferentes estiverem trabalhando juntas, melhor. Para que se tenha uma variedade maior de ideias, devem-se selecionar pessoas relacionadas e não relacionadas ao problema em questão, como por exemplos: clientes, fornecedores, usuários finais entre outras classes de envolvidos. O ideal é que seja composto por 6 a 12 pessoas.

Seguir as regras estabelecidas: Para que se crie um bom clima entre os participantes devem-se seguir algumas regras pré-estabelecidas para a reunião. Essas regras serão discutidas mais a frente no post.

Estabelecer um tempo máximo e mínimo: Um fator que ajuda na produtividade e estabelecer um limite de tempo para ter ideias suficientes, mas não em exagero. Como tempo máximo, o ideal seria de 30 a 40 minutos.

Estabelecer as ideias: É nesse momento em que as ideias devem ser estabelecidas. As ideias devem ser dadas conforme todos escutem e entendam o objetivo dela. Deve-se priorizar quantidade em vez de qualidade nessa etapa.

Registrar as ideias: Todas as ideias devem ser registradas. Seja numa lousa, tela, em post-its na parede ou flipchart, é preciso guardar todas as ideias levantadas no papel. Use alguém como registrador, que deve ser uma pessoa que consiga escrever o mais rápido possível. Depois de escrever cada uma, se der tempo, repita para ver se é realmente o que falaram (parafrasear).

Clarificar as ideias: O facilitador pergunta a todos se o texto da ideia está claro em relação ao seu objetivo e muda o texto se for necessário.

Estabelecer critérios para os votos: Devem-se estabelecer alguns critérios para julgar as ideias propostas para o problema. Critérios como custos, tempo, esforço e relevância são geralmente utilizados para julgar as ideias.

Analisar as ideias propostas: Reserve um tempo, depois do término das ideias, para pedir para as pessoas assinalarem aquelas que merecem ser analisadas, descartadas ou agrupadas de duas ou mais semelhantes. 

Votação: Cada participante deve votar nas ideias que julgam ser mais importantes ou eficazes para a solução do problema analisado. 

Discussão: Selecione as ideias mais votadas e discuta com os participantes sobre cada uma delas.

Selecionar as ideias: Selecione as ideias que serão implementadas para a solução do problema proposto.

Utilize a planilha do Brainstorming, no link abaixo, para definir, captar, organizar e controlar as ideias e ações, com um tutorial de como realizá-lo.

Loja/Catálogo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Encontre-nos

Endereço
São Paulo, Campinas e Região

E-mail
glaucogfs@yahoo.com.br

Busca

Archives

  • junho 2025
  • maio 2025
  • março 2025
Proudly powered by WordPress | Theme: Consultera by Wpazure.
Back To Top